domingo, 27 de julho de 2008

Resultados 10º Festival Cidade do Porto

Terminou ontem, por volta da uma da manhã, mais um festival internacional na cidade do Porto, com a já habitual participação de bastantes pares portugueses e estrangeiros. Este campeonato é, anualmente, o último antes das férias de Verão, onde todos os pares procuram aplicar os resultados de muitos meses de trabalho, antes de uma eventual pausa ( para quem não vai ao German Open : )).
O Manuel e a Sara tiveram a sua primeira experiência internacional, e, uma vez que ainda são intermédios e tentaram a sorte num contexto maioritariamente open, as quatro cruzes que obtiveram de uma júri espanhola foram bastante positivas. Aproveitaram, igualmente, para assistir a grande parte da competição, sendo que esta é apenas uma das duas oportunidades que temos para assistir a um evento internacional em Portugal. Não só por termos acesso à demonstração de pares estrangeiros mas por, essencialmente, assistirmos a muita dança, torna-se essencial estar presente, melhorar a cultura de dança.
Já os professores tiveram o seu melhor resultado nesta competição e, em geral, feitas as comparações com os outros pares portugueses, que são sempre a nossa referência mais próxima, a melhor de sempre. Ficámos em 13º lugar num total de 72 pares, mesmo à portinha da meia-final. Pela decisão de fazer o chachacha de frente para a Ju, Kathy e Rachel nos quartos de final, meninas, só vos temos a dizer: não nos arrependemos. Gostámos do vosso apoio no início do samba, quando não sabíamos que estavam lá! E pronto, não seria por aí...acho eu : D
Fomos, assim, o quinto melhor par português : ) Ficámos bastante satisfeitos com o resultado que, apesar do intervalo matrimonial que fizemos, foi proporcional ao trabalho que temos feito nos últimos tempos.
Para além do trio maravilha e surpresa de que falei, tivemos a sempre atenta assistência da Cátia, de Oliveira de Azeméis, que, desde que está connosco, se tem mostrado muito interessada em evoluir na dança, aprender e conhecer. Foi o primeiro campeonato a que assistiu, levou logo um rico banho de dança! E do Amaral, claro...a quem devemos um agradecimento pelas filmagens e pelo acompanhamento que tem feito da nossa dança, de quem ouvimos críticas e incentivos construtivos, pelo facto de nos ver sempre atentamente e conhecer a nossa evolução. Tem tido opiniões que batem certo com os resultados, o que nos deixa realizados: é sinal de que desenvolveu já uma boa cultura de dança. Vê muito e com muita atenção. Costuma, inclusive, baixar a cabeça e ver de baixo para cima : ) Não o estão a ver assim?
Na final de Adultos IDSF venceu o par português Carlos Custódio e Elena Plascenco, que manteve um constante duelo com os nossos também queridos e aplaudidos hermanos Nicolas Garcia e Masha Turlupova.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Um beijinho para o João e a Joana : )



Não é uma despedida oficial e definitiva, mas sabemos que é uma ruptura ao fim de cinco anos e meio dedicados à dança na nossa escola. O João André e a Joana, o par mais antigo da escola, vão fazer uma pausa na dança, uma vez que ele vai para Erasmus em Barcelona e ela poderá ir estudar medicina para Santiago de Compostela. Não sabemos se regressam à escola, claro, nem que futuro os espera, mas esperemos que não resolvam preferir Espanha a Portugal e sair do nosso campo visual! Apesar de não terem participado em muitas competições nos últimos tempos, foram sempre um par trabalhador e dedicado, que merece um destaque e algumas fotos de recordação da sua passagem pela escola : ) Desde a viagem numa carrinha onde a Joana estranhou o calor porque ia sentada em cima do motor, até viagens de carro onde eram o único par que acompanhava os professores, alternando com o Pedro e a Catarina, muitas conversas tivemos antes e depois de competir. Assistiram à chegada de novos pares, ao crescimento da escola, mantendo sempre uma postura muito simpática para com os novos colegas. E a Joana sempre se encarregou de manter a boa disposição nas aulas e ensaios, em cada queda aparatosa que protagonizava!
No seu percurso competitivo destaca-se a vitória no 6º Lisboa Open, no escalão Adultos Intermédios, que foi um verdadeiro momento de alegria para a escola. Nem sempre ganhavam, mas nessa competição, avaliada por júris internacionais, não houve dúvidas.
Neste momento só lhes podemos desejar boa sorte, que é sempre precisa, para as novas experiências que aí vêm e um futuro promissor nas vossas áreas. Se der para voltarem, cá estaremos, apesar de sabermos que as pausas, nesta modalidade, são sempre difíceis de contornar. Tudo de bom para os dois e aqui ficam uns momentos para recordar:



































Jantar de Verão : )

Apesar de termos dito adeus à sondagem, estamos a contar fazer o jantar de Verão no dia 4 de Agosto, segunda-feira. Gostaria que passassem por aqui e confirmassem a vossa disponibilidade. Não há local definido mas fala-se na possibilidade de irmos fazer paintball. Assim, apesar da professora não jogar, o professor, por ela e por ele, vai vingar-se de todos os alunos que não trabalharam durante o ano. Aviso já que, na última vez que joguei com ele, o facto de sermos noivos não adiantou muito para as 5 ou 6 pisaduras que ele me ofereceu e me duraram meses. Deste modo, espero bem que tenham consciência do que fizeram este ano, para se prepararem. Se não formos por aí, podemos regressar aos karts ou experimentar o bowling, que só tem uma desvantagem: o Vasco irrita-se profundamente quando começa a perder : )
Assim sendo, aguardo uma maioria de confirmações, apesar de saber que alguns já estão de férias.

terça-feira, 22 de julho de 2008

10º Festival Internacional Cidade do Porto, Pavilhão Rosa Mota

Estamos prontos para mais um festival de dança na cidade do Porto, bem pertinho de casa e com uma boa oportunidade de ver pares estrangeiros, principalmente para quem ainda não assistiu a competições internacionais. Este festival conta, habitualmente, com a participação de quase todos os pares nacionais da categoria open, bem como de vários pares intermédios e até iniciados que aproveitam a oportunidade para se estrearem num contexto mais internacional. É sempre uma boa experiência que, este ano, o Manuel e a Sara resolveram aproveitar. Vão competir no escalão de juventude, tendo que "enfrentar" pares de um nível mais avançado. Nada que não se resolva : ). De resto, os professores participam em Adultos IDSF e os restantes pares não reuniram condições para participar, maioritariamente por culpa das férias!
Esperamos, no entanto, a assistência e provável claque do Amaral, do Paulo, da Sarinha, da Cátia de Oliveira de Azeméis, que demonstra já um verdadeiro interesse pela modalidade, apesar de estar connosco há bem pouco tempo.
Então até lá e divirtam-se!
Ah!É já este sábado, 26 de Julho, no Pavilhão Rosa Mota.

Uf, que alívio!

É verdade que o outro look era bem mais bonito. Mais organizado, mais colorido, mais "limpinho". Mas não há amor como o primeiro e a verdade é que me sentia uma estranha de cada vez que entrava no blog! Ficam já a saber que sou um bocado resistente a determinadas mudanças, desde que o que estava me fizesse sentir bem. Este blog nasceu com esta imagem, e as primeiras mensagens, emoções, brincadeiras...foram partilhadas com esta cara. Por isso, se houver queixas é só dizer. A mudança faz-se num simples clic, como muita coisa hoje em dia.

sábado, 19 de julho de 2008

8 dias para pensar... ; )

A nova estética do nosso blog fica até acabar a votação para o jantar, a menos que não gostem mesmo nada. Tempo de reflexão sobre duas questões muito profundas: em que dia, dos únicos 3 disponíveis, vos dá mais jeito fazer a festança e, segundo aspecto, se preferem este look do blog, o antigo ou nenhum dos dois. Quem quer inovar, quem se liga ao passado e quem prefere arriscar ainda outro, humm?
Não sei bem se estou nostálgica ou se acho este look mais organizado.
Espero por opiniões.

Parabéns, Marco! : )


São 16 primaveras que o Marco completa hoje, aquela idade em que é preciso tomar bem conta deles para não fazerem muitas asneiras! Marquito, estamos cá para tomar conta de ti, dar-te conselhos sábios e opiniões sobre o teu futuro : ) Esperam-te algumas mudanças, esperamos nós que tudo te corra o melhor possível e que encontres sempre aquilo que é mais importante para ti. Não estás, como os teus colegas de Oliveira, sempre tão perto de nós como os restantes alunos da escola, mas tens trabalhado muito bem e fazes perceber que gostas realmente da dança. Esperamos que a concilies o melhor possível com os restantes aspectos da tua vida.
Beijinhos e PARABÉNS!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Parabéns, Paulo : )


Isto em Julho está a ser muito cansativo. Mas por excelentes causas! Hoje é a vez do nosso hiper-participativo Paulinho (o Amaral ainda não descobriu o tópico que ele não tenha comentado), que anda desaparecido mas quando voltar vai levar grande porrada. Porque isto de hibernar não está com nada, até porque ele e a sua jukebox estavam em franca ascensão. Como sabemos que prometeram compensar, ficamos à espera e perdoamos qualquer coisinha, até porque a sua dedicação à escola foi, durante muito tempo, incansável. Em diversos aspectos.
Parabéns, Paulo, pelos teus vinte aninhos! Parece que é hoje que deixas de ser teen, depois de sete anos nessa classe estranha. Chegaste aos twenty, atenção à responsabilidade! Esperamos que tenhas um óptimo dia, quiçá com menos estudo, para desanuviar, e mais um ano pleno de sucessos em diversas áreas, dança incluída. Também esperamos, principalmente o mestre, que te tornes um excelente médico para, sempre que for necessário, confirmares que as tensões dele estão no seu melhor. Se fores mesmo muito bom médico e se fores para pediatria, confiamos-te os nossos filhotes, ok?
Beijinhos

domingo, 13 de julho de 2008

Espectáculo espectacular : ) 12 Julho, Oliveira de Azeméis

O nosso espectáculo, aparentemente, foi um sucesso. Estão todos de parabéns, penso que conseguimos aquecer as pessoas que, antes de entrarmos, estavam com algum frio : ) Apesar da temperatura não ter sido típica de uma noite de Verão, o espaço era muito agradável e reuniu-se muita gente à volta do Largo do Gemini, em Oliveira de Azeméis. Havia gente sentada, de pé na relva, nas grades em cima e até nas janelas dos apartamentos : ) Uma vez que não é habitual fazer-se, nesta terra, espectáculos exclusivamente de danças de salão, penso que foi uma excelente oportunidade de divulgar a modalidade, tornando-se surpreendente para algumas pessoas que nunca tinham assistido a uma hora de danças de salão. Esperemos que atraia mais adeptos. : )
As estreias e "segundas vezes" estão todas de parabéns. Os alunos de Oliveira de Azeméis portaram-se muito bem (até o Diogo : ) - a ver se ele vem cá responder) e fizeram, em muitos casos, melhor do que nos ensaios, ou seja, a concentração e empenho estiveram em alta. A partir daqui esperamos encontrar uma maior vontade de trabalhar e, agora, depois da experiência do espectáculo, preparar a vertente competitiva com um trabalho mais técnico (que exige treino!). No entanto, foi evidente o esforço que a maioria fez nesta fase prévia ao espectáculo. Com a pressão natural de ter tudo pronto, todos eles melhoraram claramente o seu nível de dança. ; )
Os alunos de Nogueira da Regedoura também brilharam, mostraram evolução, cativaram o público, receberam elogios de toda a gente. Os alunos de Oliveira do Arda, depois de algum tempo em retiro e muito treino, regressaram com força, dançaram muito bem e, claro, é de ressalvar o esforço que a Rita tem feito para entrar directamente no escalão de intermédios e acompanhar o nível que o André já mantinha. Portou-se muito bem.
A dança final, com um treino geral em cima dos joelhos, correu muito bem e animou as pessoas para também darem um pézinho de dança.
A nossa Rachel esteve irrepreensível no seu trabalho de D.J.: sem ela o espectáculo não teria corrido tão bem. Quatro cds, trinta e tal músicas, todas elas com entradas e tempos diferentes, mas nada que ela não resolvesse muito bem. Foi também a nossa apresentadora improvisada, cinco estrelas! Obrigada, Rachel ; ).
No final, a Marta e o CC tiveram direito a parabéns em pleno Largo do Gemini, pelos seus 18 e 14 anos, respectivamente.
Restam-nos duas semanas de aulas antes do mês de férias, pelo que sugerimos que não percam ainda o ritmo, "armazenem" trabalho para, enquanto estiverem por cá, darem um saltinho diário à Tuna para não enferrujar ; )

André e Mafalda
João e Sílvia, Daniel e Cátia, Ricardo e Cátia, João e Joana e Zé e Rita

João e Joana, Zé e Rita, Diogo e Joana, Ricardo e Cátia e João e Sílvia.

Ricardo e Helena
Diogo e Marisa
Nuno e Isabel, Diogo e Marisa

Daniel e Marta
Manuel e Sara
Daniel e Marta
Daniel e Marta, Manuel e Sara
Marco e Clara


Tiago e Raquel
Vasco e Ana

Vasco e Ana
Vasco e Ana

Nuno e Isabel, Diogo e Marisa

André e JoanaTiago e Raquel, Marco e Clara

João e Joana, Diogo e Joana, André e Mafalda, Zé e Rita, Ricardo e Cátia

As meninas jeitosas à procura dos seus respectivos... : )

Rita, Tiago e Raquel, Ricardo e Helena e afins...
Mais à esquerda, Ricardo e Cátia, à frente, Zé e Rita, Tiago e Raquel, Ricardo e Helena.
Ricardo e Cátia, João e Sílvia, Zé e Rita, Tiago e Raquel, Ricardo e Helena.

Últimos agradecimentos
E os aniversariantes em pleno festejo : )