domingo, 26 de outubro de 2008

Classificações finais - Ranking 2008

Faltam dois campeonatos para terminar a época 2008. O próximo será o Campeonato Nacional, no dia 8 de Novembro, que se realizará no Entroncamento. Sempre que for solicitada a presença dos dois melhores pares nacionais em eventos ou competições internacionais, a nomeação recairá sobre o vencedor do Ranking e, em segundo lugar, sobre o vencedor do Campeonato Nacional. Ou seja, quem vencer o próximo campeonato fica com esse título de campeão nacional.
No dia 22 de Novembro realiza-se a Final da Taça, desta vez muito perto de casa, em Espinho. A Taça de Portugal é composta por 7 jornadas e uma final, sendo que faz-se o somatório de pontos das cinco melhores eliminatórias e da final para apurar o vencedor. Se os atletas não estiverem presentes na final são automaticamente desclassificados da Taça de Portugal, a menos que apresentem atestado médico. Aproveitem para não faltar e convidar amigos e familiares, ou melhor, a cidade inteira, para vos ver a dançar!

Entretanto, temos já as classificações finais do Ranking Nacional de 2008:



Nuno e Isabel, Juniores I Iniciados: apesar da lesão do Nuno, que o impossibilitou de participar nas últimas competições do ano e que ainda o está a impedir de dançar, ficaram em 4º lugar num total de 12 pares. Foi pena a descida, uma vez que estavam em segundo no Ranking, mas são coisas difíceis de evitar e contornar. Parabéns e as melhoras para o Nuno, estamos ansiosos que regresses em força! O vosso primeiro ano de competição foi quase irrepreensível, apenas com algumas performances menos boas mas sempre em franca ascensão. Ficaram logo em segundo lugar na primeira competição e, ao longo do ano, foram sempre finalistas. Muitos parabéns e boa sorte e bom trabalho para a nova época em intermédios.




Tiago e Raquel, Juniores II Iniciados: foram o par da escola que melhor classificação teve no Ranking Nacional, ficando no podium: 3º lugar num total de 18 pares. Foram também "vitimizados" por algumas faltas que os prejudicaram, nomeadamente a do nosso casamento (sim, era um ranking), mas mesmo assim mantiveram-se nos três primeiros até ao fim. Começaram o ano e a sua carreira competitiva da melhor forma possível: o famoso primeiro lugar que deu a alcunha de CC ao Tiago. Foram oscilando, ao longo do ano, entre segundos e quartos lugares, mantendo-se na final a maioria das vezes. São também o par mais assíduo dos campeonatos, logo merecem felicitações redobradas. Muitos parabéns!




Rui e Marta, Juvenis B: O Rui e a Marta participaram em duas ou três competições e, entretanto, já não estão a dançar juntos, tendo faltado às últimas competições de ranking. Apesar da sua curta experiência competitiva ainda ficaram no 16º lugar num total de 29 pares. Eram o nosso par mais novinho, que infelizmente acabou por se separar.




Paulo e Sara, Adultos Iniciados: foi uma grande pena para todos um par que estava a trabalhar tão bem e a evoluir claramente de campeonato para campeonato ter terminado a sua parceria na altura em que foi. A Sara teve que sair, pelo que não chegaram a participar nas últimas competições do ano, numa altura em que oscilavam entre o segundo e o quarto lugar em todos os campeonatos. Mesmo assim, conseguiram ficar em 7º lugar num total de 27 pares. Foram um par trabalhador, assíduo e ambicioso. Fizeram uma famosa subida nos três primeiros campeonatos: 4º, 3º e 2º lugar consecutivos. O Macedo não abriu mão do 1º (tem algum jeito, Macedo, humm?), mas eles mantiveram-se sempre finalistas e entre o segundo e o quarto lugar. E a dançar com muita garra, expressão e atitude, típico de quem gosta mesmo do que está a fazer. Parabéns pela vossa parceria de sucesso : )




Manuel e Sara, Juventude Iniciados: Este par começou a "batalhar" mais seriamente a partir da segunda metade do ano, ou mais tarde, nem sei... Sei que são um par que mantém uma dança bastante aceitável sem fazer nada!...e que depois de começarem a trabalhar com mais determinação evoluíram muito. Têm que manter esse trabalho! Competiram num escalão com uma final muito difícil. Terminaram em 16º num total de 23 pares. Parabéns pela vossa evolução : ) mas não se esqueçam que ela é absolutamente directamente proporcional ao trabalho, que às vezes é pouquiiiiiiiiinho. Todos sabemos das vossas potencialidades. São também um par muito assíduo em competições, tendo viajado connosco quase sempre e feito parte das nossas brincadeiras de grupo : )




Daniel e Marta, Adultos Intermédios: São um par praticamente desaparecido das competições, que, imagine-se, fizeram apenas 3!!! competições ao longo de todo o ano. Ultimamente... a situação ainda está pior, com a entrada nas faculdades a dificultar o percurso e dedicação à dança. Terminaram em 26º lugar em 38 pares. Gostávamos de vos ter mais presentes na próxima época, pode ser meninos? A Marta sabe muito bem o que é que aconteceu quando trabalhou com muita dedicação e concentração durante uns dias em Setembro. Foi quase imediata a sua evolução, o que nem sempre acontece. Às vezes é preciso ter mais paciência do que isso. Mas assim como se ganha, ainda mais rapidamente se perde, se não se fizer a manutenção. Estamos à vossa espera ; )




Sérgio e Mónica, Adultos Intermédios: Sim, parece que já foi há muito tempo, mas o Sérgio e a Mónica ainda competiram este ano. Pararam de dançar já há algum tempo, mas constam da lista de Ranking, na posição 34º em 38 pares, o que é normal para o número de campeonatos que fizeram : ) Um beijinho para os dois.



Ricardo e Helena, Juventude Open: no ano de estreia em open este par não se saiu nada mal. Com pouco tempo de preparação para um nível de grande dificuldade, conseguiram fazer meia-final logo no primeiro campeonato e assim se foram mantendo ao longo do ano. Estão numa fase em que é urgente trabalharem mais para mostrarem evolução. Eles, melhor do que ninguém, sabem que atingiram o que atingiram sem grande esforço. Mas anda para aí muita gente a esforçar-se diariamente e não convém que eles percam o comboio. Boa sorte e bom trabalho para o próximo ano em open. Terminaram em 14º lugar num total de 28 pares, a maioria com experiência em open. Estão de parabéns.




Vasco e Ana, Adultos Internacionais: 9º lugar em 19 pares. Apesar do interregno matrimonial e das consequentes faltas a Rankings, foi um ano de muito trabalho, talvez aquele em que mais evoluímos e no qual atingimos melhores classificações em competições internacionais. Estamos satisfeitos com o que conseguimos mas numa fase menos boa de trabalho, devido à lesão do Vasco e afins... De qualquer forma, sempre tranquilos relativamente ao que temos dado de nós à dança e, igualmente, ao que procuramos dar de nós aos nossos alunos e à evolução da escola.

Houve ainda mais três pares da escola que participaram em competições esta época mas não constam da lista de ranking porque não chegaram a participar em nenhuma competição de ranking, mas sim nas eliminatórias da Taça. São eles o João e a Raquel, que planeiam voltar, o Jonathan e a Joana, que apenas fizeram um campeonato e já não dançam juntos e o João e a Joana, o par mais antigo da escola, mobília da casa, que neste momento não está connosco. O João está a estudar em Barcelona e a Joana em Braga. Um beijinho para todos eles.



Um último fôlego para terminar o ano em força e com boas classificações nestes últimos dois campeonatos. Estamos todos parados, a nível de campeonatos, há um mês, pelo que está na altura de relembrar a adrenalina : )

Entretanto, gostaria de deixar um apelo para uma maior dedicação ao espectáculo que pretendemos estrear no Natal. Não falta assim tanto tempo e as coreografias de grupo começam a exigir treinos fora das aulas, para que nada falhe. Ao que prevemos, vai ser um sucesso ; )

Bom trabalho.









quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Parabéns, Sarinha! : )


Damos o saltinho de uma Sara para a outra. Hoje é a nossa jukebox, a Sara Nicole, que faz 20 anos!
Apesar de já não estar connosco foi uma aluna dedicada, bem-disposta e que atingiu bons resultados em pouco tempo. Ficámos com pena da saída repentina mas, ela sabe, sempre que as saudades superarem as circunstâncias estamos nos sítios do costume ; )
Parabéns, um óptimo dia e tudo de bom para hoje e sempre.
Beijinhos

domingo, 5 de outubro de 2008

Parabéns, Sarinha! : )


És quase o nosso anjinho, com os teus caracóis quase loiros e o teu sorriso quase perfeito, sempre meiguinha e amorosa. Parabéns pelos teus 17 aninhos, Sara Rocha, neste feriado que este ano calhou a um Domingo, mas deixa lá... Vamos poder dar-te os parabéns pessoalmente : )
Esperamos que tenhas uns 17 anos maravilhosos, uma boa preparação de entrada na vida adulta e na faculdade, e que o teu namorado quase perfeito de caracóis loiros te trate muuuuito bem e sejam muito felizes : )
Quanto à tua "carreira" na dança, esperamos que não deixes de trabalhar como nos últimos tempos, e que continues a evoluir proporcionalmente a essa dedicação.
Beijinhos e bom aniversário!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Nova turma de dança social - próximo Domingo


No próximo Domingo, dia 5 de Outubro, será dada a primeira aula, gratuita e de experimentação, de dança social, a vertente não competitiva das danças de salão. Apesar de termos investido essencialmente na competição e já não termos turmas de dança social há algum tempo, várias pessoas mostraram interesse em aprender a dançar. Poderão fazê-lo de forma descontraída e divertida na turma que se iniciará agora em Outubro, sendo, portanto, um primeiro nível, para aqueles que nunca dançaram.
A vertente social das danças de salão é uma excelente forma de convívio e aprendizagem, sem o rigor e exigência da competição, das cinco danças latinas (samba, chachacha, rumba, paso doble e jive), cinco danças clássicas (valsa inglesa, tango, valsa vienense, slow fox e quickstep) e duas latinas populares (salsa e merengue). É, também, uma forma saudável e de baixo impacto de praticar uma actividade física sem sequer se dar por isso (a música é uma componente muito motivante).
As aulas funcionarão aos Domingos, das 21h às 22.30h, no Salão Paroquial de Nogueira da Regedoura. Depois da primeira aula poderão ser discutidos horários, embora seja mais certo que a turma passe a funcionar ao Domingo à noite. É uma forma de desanuviar antes do início de uma nova semana : )
Não há limitações de idade para esta modalidade nem desculpas de "pés-de-chumbo" ou "eu tenho dois pés esquerdos". Estamos lá para ensinar, evitar calcadelas e preparar-vos para brilharem na próxima festa com "bailarico".
Meninos, leitores mais assíduos deste blog, convençam pais, tios, avós, primos que não queiram competir...a vir experimentar. Para já, os pais do Paulo vão alinhar na primeira aula.
Terão sempre poder de decisão depois dessa primeira experiência : )
Então até Domingo!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Resultados Portugal Open 2008

Estamos de regresso e de ressaca de mais um dos dois grandes eventos internacionais realizados no nosso país, porque isto de acordar às cinco da manhã e deitar às quatro, com todo o esforço físico ao longo do dia, não é de fácil recuperação. Quem inventou o ditado "quem corre por gosto não cansa" estava certo, mas nós andamos sempre a correr, é por gosto, claro está, mas ficamos cansados!

As peripécias começaram cedo, portanto. À espera desde as 6 menos 10 da manhã, e tendo em conta que o autocarro chegou uma hora depois (temos que ajustar contas com determinado dançarino da Bracaradance), o CC não aguentou e teve que ir à casa de banho da BP. O carro da mãe dele quis ajudar à festa e precisou de ser empurrado. Quando chegou a camioneta ele não estava e nós simplesmente não estávamos certos se o carro subiria a rua 19 novamente : )
Com tanta correria, o CC ficou mal-disposto, mas a Raquel tratou dele e ensinou-lhe como passar pelas pernas de um jovem adormecido quando se quer atravessar o corredor de um autocarro. Não é tarefa fácil.

Independentemente de madrugarmos e fazermos esforços pela dança, o evento foi de grande qualidade e valeu a pena, já que estiveram presentes alguns dos melhores pares do mundo: Mirco Risi & Maria Ermachkova, de Itália, os justos vencedores (ficaram em 15º lugar no German Open deste ano), Gennady Bondarenko & Elena Zverevshikova, da Alemanha, (4º lugar nesta competição), Charles-Guillaume Schmitt & Elena Salikhova, par francês de juventude (3º lugar), Nicolas Garciá & Masha Turlupova, os nossos já bem conhecidos vizinhos que ficaram em 5º lugar e, claro, o par que representa cada vez melhor o nosso país, ficando em 2º lugar nesta competição, Carlos Custódio e Elena Plescenco.

Nesta competição, IDSF Open Latin, e num total de 56 pares, os professores fizeram quartos de final e terminaram na 18ª posição. Ficámos muitos satisfeitos com a nossa prestação e notamos que, em competições internacionais, as nossas classificações têm melhorado significativamente e têm sido proporcionais à evolução que temos tido.

Já o Ricardo e a Helena, pela segunda vez a participar em competições IDSF, ficaram em 39º lugar. Tendo em conta que passavam 36 pares aos oitavos de final, foi pena eles terem ficado à porta de mais uma ronda. No entanto, numa competição em que só participaram pares open, e considerando que eles têm menos de um ano de experiência neste escalão, o lugar foi muito bom. Entretanto, em Juventude Open, resolveram repetir a façanha e ficar à porta da meia-final, em13º lugar, num total de 24 pares. É verdade que eles costumam fazer meia-final, mas, azar dos azares, ficaram num heat com 4 dos habituais finalistas e mais dois pares que costumam ficar em 7º e 8º. Não tinham grandes possibilidades de passar. Como tiveram esta classificação é que eu não sei!Foi mesmo muito boa, dadas as circunstâncias. Espero que sirva de incentivo para trabalharem muito mais e muito melhor.

Quanto ao campeonato nacional, o Tiago e a Raquel tiveram uma experiência diferente, competindo em conjunto com os Juniores I Iniciados, e ficaram em 8º lugar num total de 22 pares. Também acharam piada ao Amaral e Helena e resolveram ficar à porta de uma final de 7 pares. Não passaram por uma cruz, o que é sempre interessante saber. A prestação deles nos quartos de final foi muito boa, mas o CC achou que não era giro correr bem duas vezes seguidas, e fez umas asneiras na meia-final. Parece-me que sofreu as consequências.

O Manuel e a Sara ficaram em 9º lugar num total de 14 pares. Foi um bom lugar, dentro do escalão a que pertencem. A prestação deles mostrou evolução em vários aspectos, mas falhou em alguns momentos. A Sara perdeu a força nas pernas na rumba (é verdade!5 da manhã não ajuda), e com isso perdeu toda a expressão. Tiveram ainda que lutar contra a crónica falta de espaço para dançar, mas isso, obviamente, foi um problema de todos. O Manuel está de parabéns pelo investimento que fez num novo look. É assim que tem de ser.

Gostaria ainda de relembrar que o Daniel e a Marta estavam inscritos para competir, mas a praxe roubou-os à última aula e a todo e qualquer ensaio que pudesse existir durante a semana. Isso para além de estarem esgotados com "micados humanos", flexões e coisas do género.
Isto para dizer que eles não foram competir, terão que pagar o número e são o exemplo do cumprimento de uma regra da escola que já todos conhecem.Não se esqueçam disso.

Aproveito ainda para desejar as melhoras ao Nuno, que estava inscrito mas lesionou-se no pé. Esperemos que tenha uma recuperação o mais rápida possível.

Espero, finalmente, que a Catarina tenha chegado até este parágrafo, uma vez que ela acha que os meus textos são muito grandes.

Aqui fica a completa reportagem efectuada pelas meninas Sara Rocha e Helena Tavares, que foram excelentes repórteres mas estão neste momento a ser amaldiçoadas porque me deram as imagens mais pesadas do mundo, que nunca mais carregam :

Sara e Helena a ver quem fica mais gira.


Agora a ver se o Manuel está à altura da competição.

Agora a ver quem tem dentes mais brancos.



Na, não se nota nada que tenho o corpo castanho e a cara branca. Nadinha.


Ai, Raquel, não consigo tirar os olhos de ti : )

Pronto, já tirei os olhos da Raquel.



Agora, passemos à acção:
Manuel e Sara, Juventude Iniciados.


É... e depois não tens tempo de fazer a tua entrada de rumba ...Pois, pois...


Ricardo e Helena. Ela ficou linda : )


Vasco e Ana desfocados.


Meninas, toca a pedir desculpas ao CC e à Raquel por não terem fotos deles a dançar.


Risota para terminar:


domingo, 21 de setembro de 2008

Novas parcerias

Temos assistido a algumas mudanças, desde o fim das férias, no que diz respeito aos nossos pares. Algumas novidades, perdas e ligeiras atribulações, mas, neste momento, parece que estamos num ambiente dinâmico de trabalho, empenho, objectivos e projectos.
Assim, para os mais distraídos, começamos pelas partes boas:
O André Vieira começou a dançar com a Joana Mendes, depois de uma temporada em viagens para Oliveira de Azeméis por parte do André e de algum tempo em que a Joana esteve parada. A parceria do André com a Mafalda estava a correr bem e tiveram uma evolução positiva, mas tornou-se complicado manter as viagens para Oliveira de Azeméis, e as perspectivas de treino em conjunto eram quase nulas. Aqui fica uma pequena recordação da sua curta parceria:



Entretanto, o Jonathan planeia continuar, assim que puder, pelo que fica desde já o recado para meninas interessadas. Um cheirinho da sua muito breve "carreira" com a Joana:


P.S. - O vestido igual é pura coincidência.


O André e a Joana estão a ter uma evolução francamente boa e têm trabalhado muito bem.
Já o Paulo é protagonista de uma má e boa notícia em simultâneo. Perdeu repentinamente o par, a Sara Nicole, quando estavam a fazer uma excelente época. Não a puderam terminar e temos pena e saudades da Sara. Recuerdo do ano em que estiveram connosco como par:











Esperamos ver a Sara de regresso mas, como não podia estar parado, o Paulo está já a dançar com a Catarina, a novidade do mês. A Catarina, por sua vez, teve um curta experiência com o Sérgio, talvez mais conhecida como "try- out", expressão "fashion" que o pessoal gosta de usar, que não acabou da melhor forma. Mas, como sabem, há sempre incompatibilidades entre o par que, por vezes, superam-se, por vezes não. Paulo sem par, Catarina sem par, tudo se resolveu...
Entretanto, esperamos ter o Sérgio de volta, que diz que talvez nos traga uma menina de Aveiro. : )
Como sabem, a Catarina voou para a República Checa como estudante Erasmus e abandonou-nos por um ano. Para recordar, claro está, fica também a sua bem sucedida parceria com o Tiago Rodrigues, que contou com o primeiríssimo lugar nos dois Portugal Open em que participaram, em Adultos Iniciados e Intermédios. Chegaram a competir em Open, mas apenas duas vezes, porque a Kathy gosta de pregar umas partidas deste género.












Notícias más: a Raquel e o João Pedro pararam de dançar. A Raquel não deverá regressar, mas o João, assim que puder, planeia voltar. Segundo homem disponível. Meninas, estejam atentas.
Aqui fica uma recordação dos quatro anos que partilharam connosco. Tenho pena de não ter mais fotos deles a dançar, mas todos sabemos que formavam um par que primava pela simpatia e bom relacionamento com todos:







Entretanto, a professora e o professor já não se aturam e decidiram parar de dançar juntos, pelo que já têm mais de dez try-outs marcados, cada um, com dançarinos e dançarinas estrangeiras, desde russos e russas a polacos e moldavas. A Ana também vai experimentar com um marroquino. Se nenhum der certo, enfim, voltamos a dançar juntos, até porque sendo casados, dá jeito...

Bom trabalho para todos, tratem bem os vossos pares, conciliem objectivos e desenvolvam técnicas especializadas de paciência, para bem de todos e manutenção dos maravilhosos pares que temos : )