domingo, 25 de janeiro de 2009

Primeiro Ranking , Fafe (parte 1); Nova época, novas resoluções (parte 2)

Ontem realizou-se o primeiro Ranking de clássicas e latinas em Fafe. A escola contou apenas com a participação de um par, o Tiago e a Raquel. A decisão de quem participaria, como sabem, não ficou nem nunca fica a cargo dos dançarinos. Assim como um treinador de futebol convoca para os jogos apenas os que treinaram (não gosto muito de ir sempre parar ao mesmo exemplo de desporto, mas enfim...), nesta modalidade competitiva, como em todas as outras, e em todas as escolas, os professores decidem quem está preparado para competir. Não faz sentido um par ir competir de ânimo leve, sem ter a certeza de que tem algo mais para mostrar: trabalho, evolução.
É verdade que o primeiro Ranking é uma óptima competição para todos participarem: vêm menos pares, conseguem-se pontos, a maioria está a estrear-se num novo escalão, logo têm menos confiança. Mas se, por exemplo, o Ricardo e a Helena fossem competir, fazer a mesma coisa que fizeram nas últimas competições do ano sem mostrar evolução, vos garanto que isso ia minar o início de uma nova época para eles, deixando os júris convencidos de que era mais do mesmo. A partir daí, ser valorizado mesmo quando já mostramos evolução, torna-se mais complicado.

Estivemos todos envolvidos num trabalho intenso para o espectáculo. Valeu a pena, penso que não deverá haver dúvidas.
No caso do Tiago e da Raquel, uma coisa é certa: não faltaram a um único treino. Fizeram as suas coreografias de intermédios dezenas e dezenas de vezes. Nós, professores, vimos as cinco danças de trás para a frente. Sabíamos exactamente o que eles iam fazer para o campeonato.
Assim, não defraudando as expectativas, eles tiveram uma brilhante prestação. Foi a melhor de sempre. Ambos mostraram grande evolução ao nível técnico e de expressão. Uma grande desenvoltura em pista, melhor postura, boas colocações. Na nossa opinião, mereciam o primeiro lugar de forma mais notória em duas danças. De resto, é verdade que têm boa concorrência, o que é sempre bom para puxar pelo trabalho e evolução. Ficaram em 2º lugar. Muitos Parabéns!

Este modo mais alongado com que decidi escrever o primeiro relatório de campeonato do ano tem que ver com o esclarecimento de questões fundamentais para o bom funcionamento da escola e para o bom relacionamento entre todos. Para uma boa época 2009!

Em primeiro lugar, é muito importante que os alunos sejam sempre sinceros e exponham as suas dúvidas, conversem, perguntem, manifestem o descontentamento que possam ter seja com o que for. Já mais do que um aluno o fez, e o balanço é positivo: é sempre possível mudar, melhorar, procurar alternativas para as mais diversas situações. Por isso, e porque sabemos que acima de tudo estão as relações humanas ( o mais difícil e o mais importante da vida!), nunca fiquem a matutar em ideia nenhuma. Falem connosco (parece um slogan publicitário).

Em segundo lugar, e indo de encontro à explicação que acabei de fazer sobre a selecção de pares para os campeonatos, é fundamental que tenham plena consciência dos nossos critérios para essa decisão e do modo como trabalhamos nas aulas. Há uma relação entre o trabalho que os alunos fazem e a forma como os professores trabalham com eles: se, numa aula, é feita uma correcção a um par que na aula seguinte não está resolvida, ou seja, que não foi trabalhada, o mais provável é termos que insistir na mesma coisa. Não podemos avançar. Um par que trabalhe sempre e mostre sempre evolução, cria de imediato condições para trabalharmos mais com ele. E para ir competir, obviamente.
Em todo o caso, poderão falar com colegas vossos que experimentaram outras escolas. As condições de trabalho e atenção que vocês têm nas aulas são muito boas. Perguntem a quem experimentou fora e voltou. Têm dois professores para um máximo de 5, 6 pares. Têm treinos acompanhados. Estamos sempre a ver-vos pelo canto do olho. Levamos coreografias para aulas de grupo. Muitos só fazem esse trabalho em aulas particulares.
Isto será para vos incentivar a fazer o que, de resto, só vos compete a vocês. O treino de todos os pares da escola pode ser mais rentabilizado, com mais concentração e menos intervalos para descontrair. Podem passar mais tempo numa batalha com o espelho. Só deveriam virar-lhe costas quando gostarem do que virem. E para gostarem ou não do que vêm têm que ter referências, memória visual daquilo que está bem feito. Vejam vídeos (o youtube é sempre um aliado) e estejam atentos nas competições. Aproveitem os momentos mortos para ver a dança dos vossos colegas, de qualquer escalão, de qualquer categoria. Aprende-se mesmo muito a ver.

Desejo a todos uma óptima época 2009, uma excelente preparação para as competições e que possamos sempre fazer espectáculos como o Fever, tão elogiado por todos. Não se esqueçam que o trabalho para espectáculos é mais motivante, mais diversificado, mais divertido. Mas nunca poderiam fazer o que fizeram se não trabalhassem num contexto competitivo, que vos ajuda a evoluir e vos obriga a andar para a frente.

Beijinhos a todos

Aqui ficam os momentos de ontem:

















segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Fever - um sucesso! : D



"Sucesso" é uma palavra sonante. Tem 3 esses, uma letra com curvas, ritmo, movimento. Foi o que foi o nosso espectáculo com sala cheia e uma plateia a aplaudir de pé: um sucesso!
Até a mota do Manuel esteve em sintonia: não sei se todos viram, mas tinha "Feber" escrito no velocímetro, ou seja, a versão nortenha da nossa criação.
Para todos, foi uma experiência nova e muuuuuito, muito enriquecedora. Não é todos os dias que se enfrenta uma plateia daquelas numa sala tão magnífica. A Isabel, a primeira a entrar pelo corredor de luz, em silêncio e de frente para o público, foi uma mulher corajosa!
Neste momento ainda não vi a gravação com três câmaras feita pelo técnico do Auditório (obrigada, Diogo, se alguma vez passares por aqui), mas tenho os comentários bem presentes: desde pessoas que nunca nos tinham visto a pessoas que foram acompanhando a nossa evolução como dançarinos e como escola, o primeiro comentário foi unânime: muito bom. Espectáculo muito bem montado, com muito ritmo, sem nunca aborrecer as pessoas (ora essa), com um toque de boa disposição e divertimento, outro de romantismo e sensualidade, outro de dança pura com muito profissionalismo. Sim, dos alunos todos disseram que se portaram lindamente, que encararam o espectáculo com um verdadeiro profissionalismo, que "estiveram muito à frente". Ouvimos também comentários sobre a evolução de cada par, sobre o guarda-roupa fantástico (as meninas de perucas, meias coloridas, óculos de sol e pernas jeitosas fizeram muito sucesso). As escolhas musicais foram também muito elogiadas.
O que eu elogio ainda, para vocês dançarinos, é a louca correria que todos foram capazes de fazer. Os camarins, não muito perto da entrada em palco, pareciam a quilómetros com poucos minutos para nos vestirmos.
Restam uns pequenos lamentos para um espectáculo quase perfeito: nem todos conseguiram ficar prontos para a dança final e eu e o Vasco também não a fizemos do início (ter entrado com o vestido apertado foi uma sorte!). A pausa pedida à nossa querida Dj não foi bem calculada.
O segundo lamento é não conseguir fazer tudo ao mesmo tempo...e eu adoraria ter tirado umas fotos de bastidores, como por exemplo: a Isabel a saltitar de saia às bolas e uma meia vermelha e outra branca, nos corredores dos bastidores no ensaio de sexta. A Helena a fazer aquelas maluqueiras expressivas em pleno palco, no ensaio de sexta. O Amaral a fazer o ensaio geral de pantufas castanhas. O André Silva a dançar o samba do ensaio geral com um sapato de dança e uma sapatilha. Todos a olhar para uma plateia vazia, no ensaio de sexta, para avaliar a luz (lindo). Fica à vossa imaginação.
Estão todos de parabéns. Apesar de só termos reunido o grupo todo na quinta dia 15 (é obra), o esforço final compensou.
De ressalvar que esta foi a grande estreia (em espectáculos ou competições) do André e da Joana e, tendo sido já sobejamente elogiados, estão de parabéns por terem conseguido a atitude que tiveram.

Se esta foi ou não a última vez que eu e o Vasco dançámos...bem, não é fácil decidir e ponto final. Mas é possível. E se foi, foi sem dúvida um fim arrebatador e emocionante para um percurso de oito anos. Conseguimos reunir muitos familiares e amigos, alguns nunca nos tinham visto. Partilhámos o palco com uma maioria de jovens que nos acompanham há muito tempo e que connosco têm vivido muitas experiências. Temos pena dos que não puderam participar e mesmo dos alunos que foram deixando a escola antes deste evento. Alguns estiveram presentes e foram bastante efusivos nos seus comentários muito positivos: Joana, Catarina, Sara Nicole, Mónica, João Pedro, Tiago Pinto, Tiago Rodrigues, Juliana, Paulo Vieira, Vera, TóZé, Cátia, Sofia, Miguel ... obrigada pela vossa presença. À Raquel Silva, claro, um obrigado especial por ter "perdido" um pouco do espectáculo a favor do seu excelente trabalho como Dj.
Um obrigado também a todas as pessoas presentes e ao esforço que fizeram na divulgação do evento. Obrigado pela "espera" com direito a mais palmas e ramos de flores. E obrigada aos "viajantes" : tivemos espectadores a vir de Coimbra, Maia, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Porto, Oliveira do Arda (claro!), Lisboa e Suiça!!!! Sim, sim...obrigada Nádia ; )

Para o mais breve possível uma reportagem fotográfica. Eu não tenho fotos nenhumas comigo! Mas sei que muita gente tirou, pelo que aguardo uma simpática partilha de todos para fazer o álbum do Fever.




sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fever - lotação esgotada : )


Caros dançarinos participantes no Fever: temos sala esgotadíssima : D
Um bom espectáculo para todos e, acima de tudo, divirtam-se a dar o vosso melhor.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Parabéns Raquel e André Silva : )

Hoje fazem anos um menino e uma menina, ambos dois amores de pessoa : )


Primeiro as senhoras: Parabéns Raquel Silva! A nossa querida Raquel, DJ de serviço no grande espectáculo Fever, faz hoje 21 aninhos. Uma senhora, já... Uma senhora amorosa e dedicada de quem temos saudades. Esperamos que tenhas um excelente ano, carregado de sucessos profissionais e pessoais e, já agora, que voltes para nós! Como "ameaçaste" regressar ao mundo do espectáculo, estamos à tua espera!




E agora um "novo" senhor, uma vez que faz hoje 18 anos: Parabéns, André! Esperamos que aproveites da melhor forma este novo estatuto de "maior de idade" e que sejas sempre maior naquilo que és e fazes.Da nossa parte, a opinião é unânime: és um rapaz cinco estrelas, atencioso, carinhoso e muito prestável. Sabemos o quanto valorizas a dança e também os sacrifícios que vais fazendo para te manteres connosco. Não é fácil vires de longe e não teres as condições ideais de trabalho, mas tens crescido continuamente.

Para os dois, um pedido de desculpas pelo atraso da mensagem (gosto de o fazer no início do dia...), mas o tempo não tem chegado nem para respirar...
...bom...ainda aqui estou... : D
Ainda assim, um óptimo dia, um melhor ano e uma vida extraordinária para os dois!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Fever



Faltam 5 dias para o nosso espectáculo, pelo que se houver pessoas que estejam interessadas em ir assistir mas se tenham esquecido de reservar bilhete, sugiro brevidade em manifestarem esse interesse: restam pouco mais de vinte bilhetes.
Recado para os dançarinos: ensaios gerais obrigatórios na quinta-feira, dia 15, das 21h às 23h (sem saídas precoces) - Tuna de Anta; sexta-feira e sábado em horários a confirmar - Auditório da Academia de Música de Espinho.
Toca a dar os últimos retoques : )

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Parabéns, Raquel : )


Hoje faz anos a Raquel Janeiro. Raquel, diz-me lá, como é que conseguiste nascer no mês do teu nome? Ou melhor...Poucas pessoas têm um mês no nome, e tu vais nascer logo nesse? Humm... parece-me que deste logo início ao teu espírito perfeccionista...
Parabéns, Raquel, pelos teus 14 aninhos! Parabéns, também, pela dedicação e empenho que tens tido na dança e pelo modo como procuras atingir os teus objectivos.
Esperamos que encontres sempre o teu caminho e que este guarde um espacinho para ginástica, dança... pormenores que embelezam a vida!
Beijinhos

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Bom 2009! ; )


Escolhi uma imagem de alegria, boa-disposição, sucesso, concretização de objectivos, convívio e cooperação entre todos para projectar e desejar um excelente 2009 à nossa "equipa" de dança e esperar que os melhores momentos, como este de 2008, sejam sempre uma constante.
Desejamos (os professores) um óptimo 2009 a todos. Esperamos que seja um ano sorridente, produtivo. De cooperação e empenho acompanhados de verdadeiros momentos de lazer e convívio. De sucessos e boas experiências. De compreensão, atenção e entendimento. De concretização de objectivos ou etapas dos mesmos. E claro, com todo o prazer que nos transmite a dança em si mesma, aquilo que nos juntou e que nos proporciona experiências intensas.

Bom ano, sejam felizes! ; )