domingo, 31 de agosto de 2008

Regresso às aulas : )

As aulas recomeçam no próximo Domingo, dia 7 de Setembro. Vamos manter as três turmas nos horários habituais:
Domingos - das 17 às 18:30h
das 18:30h às 20h

Terças - das 21.15h às 22.45h

No entanto, temos uma proposta para um melhor trabalho, que deverá ser aproveitada pelos pares open, intermédios e pelos iniciados que estão a trabalhar para intermédios. Alguns pares tinham já duas aulas por semana, mas faziam-no esporadicamente ou quando achavam que necessitavam de mais acompanhamento. Quando o faziam, a aula contava normalmente, ou seja, tinha o mesmo valor que qualquer aula. Para facilitar a adesão às duas aulas semanais que serão, certamente, um grande auxílio à vossa evolução, principalmente para quem não tem hábitos de treinar várias vezes por semana (e que tem evoluído quase exclusivamente pelo trabalho desenvolvido nas aulas), criámos um preço especial para quem tiver três horas semanais de aulas, para que não encarem uma simples duplicação do preço.
Assim, os interessados poderão optar por dois dos horários disponíveis por apenas mais dez euros mensais. Deverão informar-me, no início das onze semanas, que horários vão utilizar. Poderão alterar a escolha ( ter uma, duas ou três aulas semanais) no final de cada bloco de onze semanas. Se, por algum motivo, e excepcionalmente, necessitarem de alterar um horário, deverão fazer troca directa com um par da turma a que pretendem ir. Isto para evitar situações que aconteciam com alguma frequência: muitos pares numa turma e muito poucos noutra.
Há ainda a possibilidade de três aulas semanais, ou seja, quatro horas e meia por semana, para aqueles que preferem um acompanhamento mais frequente e conseguem torná-lo rentável. Neste caso, o aluno paga mais oito euros mensais para além do preço das três horas e tem ainda direito a uma aula particular por cada bloco de onze semanas. Recomendo esta solução a pares open ou a pares intermédios com grandes objectivos ; )
Deste modo, esperamos encontrar um melhor ritmo de trabalho e, principalmente, uma solução para os pares que não treinam convenientemente a matéria dada numa aula. Na aula seguinte, nós treinamos com eles ; )
Quem tiver as três horas semanais encontrará também uma melhor solução para complementar o trabalho técnico e direccionado para as competições com a preparação do espectáculo XXX (denominação provisória), sem prejudicar tanto a continuidade do trabalho. Passa a haver tempo para tudo, incluindo as danças clássicas.
No próximo Domingo esperamos os alunos habituais. Como não estamos certos do número de pares para este ano lectivo, fazemos uma reestruturação das turmas após a primeira semana. De qualquer forma, sugiro que o Paulo, Tiago e Nuno se mantenham ao Domingo às 18.30h por causa do trabalho que temos feito sempre em conjunto. O Paulo e o Tiago, a terem três horas semanais, deverão tê-las à terça. Aliás, como é natural, é preferível terem as duas aulas em dias diferentes, excepto casos pontuais como o do André e Marco: deverão ter as três horas ao Domingo, se encontrarem um rendimento positivo nesta solução. À terça deverão manter-se os pares intermédios. A turma de Domingo às 17h ficará mais direccionada para pré-competição ou pares iniciados, embora qualquer par possa optar por esse horário para a segunda aula.
O par open deixa de ter a turma especial, naturalmente, e deverá optar entre as três ou quatro horas e meia por semana.
Gostaria que me informassem das vossas decisões o quanto antes, para começar a organizar as turmas.
Eu e o Vasco estamos de regresso ao trabalho e estaremos na Tuna todos os dias da próxima semana, nos horários habituais. Se estão enferrujados, aproveitem o resto de férias lectivas para se prepararem para a primeira aula.
O primeiro campeonato é já no próximo dia 13 de Setembro, seguido do Portugal Open no dia 27, competição que todos devem marcar já na agenda e para a qual se devem preparar, desde já, o melhor possível.
Não se esqueçam que, apesar das férias se terem intrometido, estamos na recta final da época competitiva, onde se decidem os lugares no Ranking e na Taça de Portugal. Entretanto, é uma época de redobrados esforços derivados da simultânea preparação para os escalões superiores que se iniciam em Janeiro. Nada de novo, mas uma lembrança de incentivo para fazerem um bom trabalho.
Então bom trabalho para todos ; )

domingo, 17 de agosto de 2008

German Open 2008



Competir no German Open é uma experiência um tanto ou quanto contraditória em si mesma. É intenso, gratificante, enriquecedor. Mas trambém nos obriga a constatar a diferença brutal que existe entre o nível geral português e o da maioria dos restantes países. Este ano sabíamos para o que íamos e, desse modo, conseguimos fazer a nossa dança. Correu bastante bem, tirando um certo impasse que surge inesperadamente na primeira dança que se faz num contexto daqueles. O nível, em relação ao ano passado, subiu consideravelmente. Dança-se muito, muito, muito. Sabemos que são pares profissionais, que a vida deles é isso mesmo, que começaram muito cedo. Mas, quando se faz uma modalidade, independentemente das circunstâncias, queremos sempre fazer o melhor possível. O que está ao nosso alcance. Regressamos com muitas ideias, com vontade de trabalhar mais e melhor, se for possível : ) Ficámos particularmente satisfeitos com tudo o que absorvemos e aprendemos no German Open e com a confirmação de que muito pode ser feito no mundo da dança.


E agora os resultados. Ao contrário do que parece ser normal, tivémos melhor resultado na competição mais difícil. No IDSF Open Latin, que era um Grand Slam, passámos à segunda ronda, o que já foi uma conquista relativamente ao ano anterior e uma grande satisfação. Sabemos que no German Open é preciso sorte. No meio de um grupo de nível médio, que seja, não sermos escolhidos é absolutamente normal. Porque o nível médio já é bastante alto. Num total de 328 pares, podemos calhar em qualquer um dos vinte e tal grupos de doze pares. Nunca competimos directamente uns com os outros, se analisarmos bem. Competimos com os que nos calham. Os hits são fixos. De qualquer forma, temos que nos conseguir destacar de alguma forma no meio de tantos pares de enorme qualidade. É esse o desafio. Assim, aqui fica lista de resultados dos pares portugueses. São sempre uma referência e uma lista de 328 pares ocupa um bocadinho de espaç0 : ) :


Custodio, Carlos - Plescenco, Elena - 31º
Borralho, Pedro - Santos, Tatiana - 149º
Moreira, Nuno - Elkjaer, Mette - 169º
Lemos, Vitor - Oliveira, Soraia - 186º
Caseiro, Bruno - Claro, Sara - 186º
Martins, Joao - Zambujo, Susana - 200º
Neves, Vasco - Oliveira, Ana - 204º
Madeira, Telmo - Venturinha, Sara - 204º
Santana, Kevin - Diniz, Joana - 212º
Vieira, Pedro - Silvestre, Ana - 216º
Ferreira, Frederico - Pinheiro, Daniela - 227º
Marques, Ricardo - Silva, Sandra - 227º
Baiao, Joao - Meireles, Sara - 264º
Valente, Cristiano - Ferrão, Vanessa - 270º
Santos, Filipe - Branco, Joana - 286º
Nunes, Carlos - Ferreira, Joana - 286º
Picarra, Tiago - Dias, Sofia - 286º
Almeida, Helder - Semiao, Mariana - 297º
Marques, Joel - Perdigao, Ines - 297º
Costa, Sergio - Almeida, Rita - 297º
Torres, Goncalo - Cordeiro, Sofia - 304º
Ribeiro, Frederico - Letra, Ana Rita - 314º
Silva, Daniel - Santos, Daniela - 314º
Jones, Tiago - Tico, Patricia - 322º
Jorge, Walter - Jorge, Anaisa - 328º
Galante, Nuno - Debora - 328º



Os nossos parabéns ao par Carlos Custódio e Elena Plescenco, que dançou realmente bem e continua a representar muito bem o nosso país.


Quanto a Rising Stars, a competição onde os 50 melhores pares do Ranking Mundial não podem participar, o que não nos faz grande diferença ( : )), ficámos no lugar 188 num total de 300 pares.
A experiência foi bastante positiva e é por nós sugerida a todos os que gostam de dança.

O par que arrebatou o público na final do Grand Slam e saiu vencedor foi o italiano Stefano Di Filippo e Anna Melnikova. Deu o show habitual, não passava por uma lateral sem levar com uma chuva de palmas e berros. Já em profissionais, os húngaros Mauricio Vescovo e Melinda Torokgyorgy relegaram Dmitri Timokhin e Natalia Petrova, da Rússia, para segundo lugar. É o primeiro ano que estão em profissionais.

Nesta competição, de excelente organização, estiveram inscritos mais de cinco mil pares. Vimos muita dança, ao ponto de nos deitarmos, fecharmos os olhos e continuarmos a ver dança. A quantidade de pessoas que se dirige ao Liederhalle para ver as finais de Grand Slam e de profissionais é avassaladora. Vestem-se a rigor, qual evento de luxo que não estamos habituados a ver em Portugal. Todos os figurões estão lá a marcar posição.
São cinco dias intensos e, mal termina uma edição, começa-se a prepara a próxima que, já se sabe, começará no dia 18 de Agosto de 2009. Qual de vocês se aventura? : )
Beijinhos, continuação de boas férias. Quando for a altura de regressarmos ao trabalho eu faço aqui um reminder. Entretanto, se alguém tiver uma súbita vontade inexplicável de ensaiar, o Amaral continua a abrir a porta às quintas.
Até : )

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Parabéns, Daniel! : )


Hoje é a vez do Daniel se juntar ao mundo dos adultos : ) Estás um homenzinho, Daniel (frase bonita de se ler, humm?). Se não ficaste muito pisado do paintball, esperamos que tenhas um excelente dia e que encontres em todo o ano dos teus 18 anos óptimos momentos, boas surpresas e muito sucesso nas diversas áreas da vida. Agora que vais iniciar a caminhada para seres Sr. Doutor, vê lá se te dedicas a sério, porque eu e o Vasco teremos que escolher qual dos dois queremos para os nossos filhos: tu ou o Paulo. : )
Entretanto, não te esqueças de ser feliz em todos os aspectos da vida, nomeadamente, com a tua Ju, que faz contigo um lindo casal. Repara que ainda há um bocadinho de cabelo dela na tua foto : )
Entretanto, esperamos que o facto de hoje ser 08/08/08 te dê muuuita sorte!
Beijinhos e parabéns!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Jantar de Verão : ) - Oliveira de Azeméis.

Este jantar de fim de ano foi bastante mais intimista: só oito é que puderam aparecer no jantar no Ricoca, restaurante escolhido pela Mafalda e que ela conhecia muito bem: "professor, vire à direita ". Minutos volvidos: "Ai desculpe, era à esquerda. É que eu sei melhor a pé.". : )
Com a Cátia e o Ricardo à frente conseguimos chegar ao restaurante, que tinha uma fabulosa vista. Não chegámos a ir à Feira de la Salette porque ficámos entretidos com uma longa conversa cinematográfica. Ficámos todos a saber que o André tem uma excelente cultura de cinema. Também ficámos a saber que a Cátia levou um pontapé no rabo de um desconhecido, um jovem pediu-nos várias vezes para lhe irmos servir um café e tentámos ajudar a Mafalda a escolher um de 500 cursos que ela tinha numa lista. Para decidir no dia. A Mafalda presenteou o André com uma valente estalada, prova de que se adoram, e ele, em oito pessoas, conseguiu ficar com duas meninas de cada lado. Para além de se ter levantado várias vezes para falar ao telemóvel, isto porque não nos queria interromper.
Já agora, e para não abrir mais um tópico, devo dizer, meninos Paulo, André e Amaral, que a Mafalda resolveu definitivamente a votação para melhor segurança. Consultem o respectivo tópico. Agora devem trabalhar em frente ao espelho para melhorar as falhas de cada um.
Boas férias!








Jantar de Verão : ) - Espinho

Isto é assim...agora há dois jantares e tudo. Em Espinho fomos ao Pata Negra e, por questões de organização, adiámos o paintball e a chacina por parte do Vasco aos alunos não trabalhadores, para o dia de hoje. Eu não estou lá, tenho que me poupar às pisaduras, mas espreitei a fase inicial e constatei a pica do Sérgio, os nervos das duas meninas hiper-corajosas (Marta e Joana M.) e a guerra para ficar ou não ficar na equipa do vingador Vasco Neves. Por exemplo, a Marta e a Joana M., que se baldaram em pleno aos últimos meses de ensaios, estavam quase a deixar de ser amigas para ver qual das duas seria da equipa do Vasco. É que a que não fosse corria sérios riscos, principalmente com aquelas perninhas lindas e, segundo o instrutor, "com menos massa muscular". Parece que a Joana se safou do perigo mas, quando me vim embora, a Marta foi a última a sair do campo, humm? E viva as miúdas! O instrutor deixou bem claro que as mulheres jogam melhor do que os homens : ) Quando me retirei do campo, ou seja, no final do primeiro jogo de pouco mais de 10 minutos, o CC já tinha gasto as 100 bolas!: ) Nem com dois irmãos mais velhos ele portou-se bem. Estava a ver se acertava num deles e pronto, lá se foram as bolas. O Amaral arranjou um fato para o tamanho dele, e os colegas viram nele um alvo fácil: muito mais área para atingir! Eu corri sérios riscos quando o Sérgio se lembrou de disparar na área de segurança.
O Daniel e a Joana M. decidiram ficar na mesma equipa, para não criar uma crise conjugal. O João Pedro deixou uma mancha amarela no joelho do meu marido, logo espero que tenha havido vingança crua e dura. Quando souber os resultados desta aventura, venho cá informar. Se uma menina conseguir acertar no Vasco eu prometo criar um tópico exclusivo em sua homenagem.

Novas actualizações: o Amaral caiu abaixo daqueles dois metros. É verdade. Parece que não aguentou a adrenalina e desmaiou com uma quebra de tensão. Como eles estavam todos divertidos quando falei ao telefone com o Vasco, calculo que não tenha sido nada de grave. Amaral, queres matar-nos do coração?
Também ouvi a Marta a gabar-se de ter acertado no Vasco. Mas ele completou dizendo que a pisou toda. Se ela for como eu bem que pode aguentar uns largos meses com as recordações. Aguardo por mais novidades.






Jantar no Pata Negra


Meninos, é verdade: a Marta andou a treinar em casa.

Joana, vamos ou nem por isso?
Vamos, claro, somos as maiores! E temos muita chicha para amortecer as pancadas.

Têm todo o meu apoio feminino, meninas. Vão lá que eu só não vou porque não quero ir para a Alemanha cheia de hematomas.

Ui, que estou atrasado.


Vou dar cabo deles todos.



O quê? Se partirmos duas pernas e dois braços, ao fim de uns meses estamos bem?

Ora bem... vou começar pela Marta e Daniel, depois uma raspadela na Joana porque foi um bocado por causa do Jonathan, depois em cheio no João Pedro... Humm...poupo o Amaral e CC e só acerto na arma do André, assim só para assustar, porque ele até foi treinar mas fica meia horita só a coçar a cabeça.


Reparem no ar de pânico da Marta. Ampliem a imagem, que tem mais piada. Ah! E a Joana está igualzinha mesmo por trás.

Vasco, eu prometo que me porto bem no próximo ano.

Marta, ainda vamos a tempo...pensa bem.



Adivinha: de quem são estes pés e respectivas sapatilhas?

Se estivesse aqui a Mafalda ela via...

Marta, o fato cabe-te como uma luva!

Mano, deixas-me gastar as únicas 100 bolas que temos no primeiro jogo?...





É... se ficas na equipa adversária logo falamos...

Ok... eu fico contigo e tomo conta de ti...


Estamos prontas. Vestimos casacos, coletes, fatos...não nos conseguimos mexer.

Pareço a chefe do grupo, ah?Reparem no cor-de-rosinha.




Não...não morri. Disseram-me: estás morto! Vejam o meu ar desolado.

sábado, 2 de agosto de 2008

Boas férias! : )


Cá está ele, o mês de Agosto. Muito boas férias para todos. Divirtam-se, descansem, reponham energias. Voltem com todo o ânimo e mais algum. Nós, a caminho do German Open, ainda com treinos intensivos, esperamos trazer boas novidades e mais e novas ideias para vos transmitir. Depois paramos pela Suiça e trocamos as batidas do samba pelo méééééé das ovelhinhas.
Até Setembro! : )