segunda-feira, 31 de março de 2008

3ª Taça de Portugal - Setúbal

Em horas distintas e carros separados lá foram os seis pares da escola participantes na 3ª Jornada da Taça de Portugal rumo a Setúbal. O horário do autocarro era incomportável para quem queria aguentar o dia todo e ainda fazer boa figura a dançar: partida às 4.30h da manhã :). Pela primeira vez, um campeonato começou de manhã, por volta das 11.30h, resultado de uma tentativa de não terminar tão tarde e de um número crescente de pares participantes (penso que atingiu os 250).
Houve excelentes resultados, resultados médios e resultados menos bons :). O Nuno e a Isabel não deram o seu melhor, de todo, e ficaram em 5º lugar. Hoje, na aula, dançaram indiscutivelmente melhor do que ontem, frente aos júris. Como a competição e a oportunidade única de mostrar o que se sabe fazer, em 5 minutos, tem destas coisas... o nosso par está já a trabalhar a concentração! O Tiago e a Raquel portaram-se melhor na final do que na meia-final e ficaram em 3º lugar. O Manuel e a Sara não passaram à final e estão a pensar começar a ensaiar mais do que meia-hora por semana:) O Ricardo e a Helena mostraram evolução e continuam estáveis na sua passagem à meia-final em Juventude Open. O Paulo e a Sara estão a cumprir a promessa de subir a escada com trabalho e dedicação: começaram o ano em 4º lugar, no campeonato seguinte ficaram em 3º e ontem passaram para segundo lugar. Vamos ver se no próximo destronam o actual vencedor... :)
No próximo campeonato vamos todos comer as bolachas de campeão que o Amaral deu ao Paulo. Entretanto, temos a agradecer ao Sr. Almeida, pai do Paulo, o fantástico pic-nic de comida caseira que fizemos à hora do almoço e à meia-noite. Soube muuuuito bem.
Finalmente, a nossa Isabelinha saltitante e desenrascada descobriu que para o ano já vai poder usar auto-bronzeador, maquilhagem e unhas postiças e está feliz da vida. Adorou o vestido às bolas da professora e já o reservou para quando for grande. Juntamente com a Helena e a Sara descobriram uma técnica fantástica de manter os dentes verdinhos. E também aprendeu como ultrapassar uma forte calcadela do tacão do dançarino mais pesado do seu escalão.
O próximo campeonato será no dia 12 de Abril em Santarém. São só 15 dias, não se esqueçam...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Os benefícios de dançar - para quem possa ter dúvidas :)

Não será novidade para cada um de nós. Se o fazemos é porque reconhecemos as suas vantagens. A dança desportiva é, indubitavelmente, um desporto muito completo. Quanto mais sabemos mais temos consciência daquilo que não sabemos, do que há para aprender. É altamente aliciante para o corpo e para a mente. Mantém-nos activos com prazer e motivação. Reforça a nossa auto-estima, a força de vontade, o espírito de trabalho, sacrifício e cooperação numa pequena grande equipa que é o par. Nem sempre é fácil articular tempo, ideias e métodos de trabalho com outra pessoa, mas isso exige de nós uma verdadeira capacidade de saber ouvir, respeitar, ceder e intervir na altura certa.
Equilíbrio, coordenação, ritmo, expressão corporal e facial, capacidade de interpretação das diferentes danças, competências musicais. Tudo isto é trabalhado e desenvolvido neste desporto.
Para além disso, não há melhor descarga de adrenalina e de todos os nossos problemas diários do que cinco danças bem seguidinhas num contexto de campeonato. Transpiramos energias, trabalho, tensões e ambições, e saímos bem mais relaxados. Corra melhor ou pior, a vontade é sempre de fazer melhor.
Junto um texto de Barbara Craddock que não diz novidades mas relembra-nos para o que de melhor há no que andamos aqui a fazer :) :

1. Ser sempre jovem: dançar é tremendamente benéfico para nos mantermos jovens pois retarda o processo de envelhecimento. É benéfico para o coração, sistema cardiovascular e aumenta a capacidade pulmonar. Facto: As taxas de respiração e de esforço muscular de um dançarino em competição são equivalentes às dos ciclistas, dos nadadores e de um corredor de 800 metros.

2. Ossos fortes, articulações lubrificadas: Dançar ajuda na prevenção e no tratamento da osteoporose, que é um dos principais problemas das mulheres, especialmente durante o período pós-menopausa. A dança também mantém as articulações lubrificadas, o que ajuda a prevenir a artrite.

3. Queima calorias: A dança exercita os nossos corpos permitindo um aumento da circulação. Ajuda-nos a queimar as calorias em excesso e a melhorar a nossa energia. Estima-se que a dança queima entre 5 e 10 calorias por minuto dependendo da velocidade e da intensidade. Por exemplo, o swing e o mambo queimam mais calorias do que uma valsa inglesa. Verifique quantas calorias consome aproximadamente cada estilo:

Disco, Latinas, Mambo e Salsa:
DANÇARINO COM 43Kg - 264 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 56Kg - 330 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 68Kg - 396 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 79Kg - 462 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 90Kg - 528 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)

Rápido, Balett e Twist
DANÇARINO COM 43Kg - 288 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 56Kg - 360 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 68Kg - 432 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 79Kg - 504 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 90Kg - 576 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)

Lento, Valsa e Foxtrot
DANÇARINO COM 43Kg - 144 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 56Kg - 180 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 68Kg - 216 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 79Kg - 252 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)
DANÇARINO COM 90Kg - 288 Calorias consumidas por minuto (aproximadamente)

4. Sangue Melhor: Um estudo recente descobriu que é necessário medir os níveis de colesterol “mau” e “bom”para determinar a nossa saúde. Dançar ajuda a controlar os lípidos, o que eleva os valores de HDL (colesterol bom), e baixa o LDL (colesterol mau). Dançar também é bom para a diabetes porque ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue.

5. Mestria mental: A dança melhora a nossa memória porque nos obriga a memorizar passos e coreografias, o que constitui um bom exercício mental para os nossos cérebros. O grande benefício é que exercícios mentais crescentes mantêm a mente jovem, activa, alerta e aberta.

6. Está tudo no equilíbrio: Equilibrar-se numa posição pode ser fácil, mas equilibrar-se nas muitas posições envolvidas em dançar é muito mais difícil. O dançarino domina a capacidade de equilibrar-se em muitas posições. Isto fortalece os músculos, protege o nosso “núcleo” e torna-nos menos susceptíveis a acidentes nas nossas vidas diárias. Dançar também ajuda na coordenação e fortalecimento dos reflexos. É uma excelente forma de manter o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico em forma, melhorando a conexão do corpo e da mente.

7. Socialização: Dançar é divertido, ajuda-nos a criar uma vida social, dando-nos a oportunidade de fazer novos amigos. Estes ajudam-nos a crescer, evoluir, fazem-nos rir e ajudam-nos enquanto aprendemos.

8. Diversidade cultural: dançar não tem nenhuma barreira cultural. Os povos de todas as partes do mundo, com ideologias diferentes, encontram-se na pista de dança.

9. “Arranjado” na perfeição: Dançar não só é divertido e romântico, como também ajuda a promover a boa aparência porque todos querem estar no seu melhor quando dançam.

10. Ser feliz: A dança eleva a nossa disposição ao aumentar os níveis de endorfinas, o que nos permite combater o stress e a depressão – dois dos maiores inimigos do nosso sistema imunitário! Ajuda-nos a elevar a nossa auto confiança e auto disciplina. Melhora a harmonia entre mente e corpo, dando-nos um sentimento de bem-estar.


Pois é, meus amigos...toca a dançar e ser saudável, feliz e repleto de energias positivas!

Procura-se rapaz para dançar em Adultos Open

O anúncio não é propriamente para alguém da escola mas para eventuais curiosos/praticantes de dança desportiva que por cá passem e, importante, que estejam dispostos a juntar-se à nossa escola.
A Catarina está quase de regresso de Praga (Erasmus) e pretende recomeçar a dança o mais rápido possível. Estará disponível para reiniciar os treinos e aulas em Junho. Como já estava em Adultos Open, a situação complica-se, claro... Se houver alguém que esteja sem par e tenha experiência em escalões open... óptimo. Se for alguém com muita vontade de trabalhar para lá chegar...melhor!Ela estava a começar e também necessita de um "tempo de recuperação".
Alguma sugestão ou ocorrência milagrosa...publiquem.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Espectáculo da Escola

Já enchemos a sala... : )


Descubram as diferenças...
Cá estão elas...
Os jeitosos à espera das jeitosas :)
Nuno e Isabel - Chachacha
Nuno e Isabel
Nuno e Isabel - Samba
Nuno e Isabel - Samba
Rui e Marta
Rui e Marta - Samba
Diogo e Marisa - Samba
Rui e Marta, Nuno e Isabel, Diogo e Marisa.
Manuel e Sara, Marco e Clara.
Marco e Clara, Manuel e Sara.
Marco e Clara - Rumba
Marco e Clara
Manuel e Sara - Chachacha
Manuel e Sara - Samba
Manuel e Sara - Samba
Jonathan e Joana
Jonathan e Joana
Tiago e Raquel - Chachacha
Tiago e Raquel - Jive
Paulo e Sara - Samba
Paulo e Sara - Jive
Da esq. para a dta.: Jonathan e Joana, Paulo e Sara, Tiago e Raquel.
Ricardo e Helena - chachacha
Ricardo e Helena - chachacha
Ricardo e Helena - Rumba
João e Raquel - Samba
João e Raquel - Samba
João e Raquel - Rumba
Sérgio e Mónica - chachacha
Sérgio e Mónica - Samba
Sérgio e Mónica
João e Joana - Rumba
João e Joana
João e Joana - Rumba
João e Joana - chachacha
Vasco e Ana - Rumba
Vasco e Ana - chachacha
Vasco e Ana - chachacha
Vasco e Ana - chachacha
Os melhores sorrisos, sem dúvida!

Não tínhamos mais nada para fazer... :)
Às vezes dá-nos para isto...
Humm...há alguns com os pés um bocadito para dentro...
Tudo ao monte.... :)
Nem cabes na foto, Amaral...:)
Instruções para a música e o nosso Tiago sempre dedicado :)
Mesmo sem quereres, Tiaguinho, aqui está a foto! :)
Para a próxima queremos-te a dançar!
E a ti também! Em preparação... : )
Durante os ensaios.
Sim, Tiago...Ficaste bem!:)

No Domingo, dia 9 de Março, houve mais dança, desta vez elevada ao número convincente de 13 pares participantes. A escola realizou um dos seus dois espectáculos anuais no Salão Paroquial de Nogueira da Regedoura. Estiveram presentes bastantes familiares e amigos, mais do que é habitual, até porque o número de pares da escola tem vindo a crescer. Assim, dos mais pequeninos aos de um metro e noventa e tal :), participaram o Rui e a Marta, o Diogo e a Marisa, o Nuno e a Isabel, o Tiago e a Raquel, o Marco e a Clara, o Manuel e a Sara, o Paulo e a Sara, o Jonathan e a Joana, o João e a Raquel, o Sérgio e a Mónica, o João e a Joana, o Ricardo e a Helena e os professores, Vasco e Ana. Infelizmente, faltou-nos o Daniel e Marta que, devido à lesão da Marta, ficaram na parte da organização e ajuda. O Daniel apresentou o início do espectáculo e teve um improvisado substituto para a parte final, o Paulo, que se portou lindamente :). Como é habitual, no final de todos os sambas, chachachas, rumbas, paso dobles e jives, fizemos uma surpresa: uma dança de grupo em tom de brincadeira, um jive com calças de ganga e lenços na cabeça :)
O público foi bastante caloroso e, no final, fomos todos repor energias com o lanche trazido por todos.
Para o próximo espectáculo estamos já a contar com a presença do André e Rita e do André e Mafalda, os pares da escola mais próximos de começarem a competir.
Temos também a agradecer ao nosso fotógrafo de serviço, o André Silva, autor de todas as fotos aqui publicadas e ao Tiago Rodrigues, que disponibilizou a sua aparelhagem para o evento e fez um excelente trabalho na parte da música. Juliana, também estamos à espera que te juntes a nós novamente!
Finalmente, os professores querem agradecer o apoio e papel fundamental que a família tem no acompanhamento destes atletas, que devem conciliar o esforço e dedicação à paixão que é a dança, com a escola e todas as suas actividades. Agradecemos, em especial, àqueles que fazem questão de demonstrar o seu reconhecimento pela qualidade do nosso trabalho e que nos incentivam a continuar, transmitindo energias muito positivas aos professores e, consequentemente, a todos os atletas da escola.
Parabéns a todos!